20120329

Conte-me seus sonhos


Em Cupertino, cidade situada no que ainda hoje chamamos de Vale do Silício, três belas mulheres são suspeitas de terem cometido terríveis assassinatos:  Ashley Patterson, Allete Peters e Toni Prescotti . Trabalham na mesma empresa de informática.  Vieram de diferentes lugares, São Francisco, Londres, Roma... Homens foram encontrados mortos no vale e em Quebéc, no Canadá, de forma bruta e com mesmo modus operandi, logo após terem estado com elas. Com exames de DNA e provas das impressões digitais compatíveis, Ashley é imediatamente presa.  Mas como explicar o fato de que ela sequer tinha consciência dos crimes que aconteceram nem estava presente no momento em que ocorreram? Aí que a coisa fica séria. Ela é inocente.
Ashley é filha de um famoso cirurgião, Dr Steven Patterson, que contrata David como advogado, em troca de uma promessa feita no passado.  Apesar da dificuldade em provar a inocência de sua cliente, David descobre que ela possui um distúrbio psicológico. Com isso, ele recorre aos argumentos clínicos de renomados psiquiatras num dos julgamentos mais conturbados do país.
Escrito em  1998, Tell me your dreams  é o 16º romance do autor Sidney Sheldon. O tema inusitado torna a trama bastante interessante e nos fala de algo real, mas que não é palpável, os distúrbios psiquiátricos. Até que ponto uma pessoa é responsável pelos seus próprios atos? O que justifica um ato de agressão e em quais circunstâncias pode ser válido é uma questão presente ao longo de todo o enredo. Apesar de ser um ótimo escritor de ficção policial, com sua habilidade em cativar os leitores, nesse livro Sidney deixou bastante a desejar.  Muitos concordarão, decerto, que a justiça nesse caso foi falha. Tentando fugir de mais spoilers, não digo mais nada a respeito. Os finais não foram feitos para serem sempre felizes ou mesmo justos. Mas se a leitura é boa, a gente perdoa, não é mesmo?

2 comentários:

  1. Li muito SS na adolescência. Bem divertido!

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que li, mas é meu favorito junto com "Um Estranho no Espelho" do SS.

    Não sei se teria o mesmo impacto hoje que teve antes, mas é ÓTIMO!!!

    Quanto ao final... acho que tenho que reler mesmo :p

    ResponderExcluir

Escreva, que eu te leio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.