20120131

Jogando por Pizza, de John Grisham

          Um dos autores norte-americanos mais lidos lá nos EUA cujos livros costumam tratar de questões judiciárias como tema principal, não tem quem não tenha ao menos ouvido falar dele... Pois é, mas temos aqui uma mudança de foco: eis que entre as obras do charmoso John Grisham, há uma adorável, na qual entramos no mundo do futebol americano, só que na Itália! Então, isso chega a ser uma surpresa gratificante.


          O decadente quaterback na NFL americana, Rick Dockery, recebe de seu empresário a proposta de jogar uma temporada com os Panthers, de Parma, no norte da Itália. Ele já não tinha mais nada a perder mesmo e estava sendo perseguido, foi. 
          Chegando lá conhece um time simples, mas poderoso e obcecado pelo futebol. E o que move os jogadores italianos? Paixão e comida, claro. Jogam pela pizza e cerveja oferecidas depois da partida. Parma é a cidade de onde vem o Parmigiano-Reggiano, aquele querido ao qual chamamos de queijo parmesão e que vai bem com tudo que é massa. O primeiro contato de Rick com a boa comida se dá na trattoria, restaurante de famíla, do center Nino e de seu irmão Carlos, o cozinheiro, onde foi fisgado já no antipasto (o que chamaríamos de aperitivo), com prosciutto, pães, queijo parmigiano e a fabulosa combinação de vinhos para cada prato. A intensidade do vinho segue o "peso" da comida. Depois do jantar, a torta nera como sobremesa, e por fim, como de praxe, um cafezinho. 
          Os bares de lá são cafeterias, onde é comum sentar na mesa da rua, lendo jornal e tomando um bom cappuccino. Além disso, os alimentos são comprados frescos todos os dias, nas quitandas. Com o charme da Itália, seus bons vinhos e sua culinária impecável, não há como Rick resistir a ficar. Aliás, quem resistiria?
          Jogando por Pizza é um livro que a gente lê com água na boca até o fim e sempre com uma ansiedade em saber qual será o próximo prato, com a garantia ainda de umas boas risadas. Certamente, deve ser devorado e, o melhor de tudo, não dá indigestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, que eu te leio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.